O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) tem desenvolvido, ao longo da sua existência, diversos projetos de investigação e prestado serviços de acompanhamento, monotorização e avaliação de programas educacionais em diversas instituições (ex. Escolas, Municípios, Ministério da Educação).
Esta experiência tem contribuído para construir conhecimento nos domínios das Ciências da Educação e transferi-lo para a comunidade. O Observatório de Educação do Sul (ObservES) surge neste contexto como uma estrutura de natureza académica e interdisciplinar sediada no CIEP-UE.
É uma iniciativa que pretende criar sinergias interinstitucionais e ser um espaço de observação da realidade educativa, de discussão e debate de questões teóricas e práticas sobre as políticas educativas, questões organizacionais, curriculares e pedagógicas.
Objetivo geral
O ObservES pretende ser um espaço de produção de conhecimento científico, de informação, de análise e divulgação da realidade educativa, sobretudo da região sul do país.
Objetivos específicos
- Aproximar as escolas das unidades de investigação, estabelecendo uma rede de partilha de informação e recursos, e promovendo a colaboração dos diversos atores educativos.
- Colaborar com as escolas e apoiá-las na especificidade dos seus problemas e das suas expetativas, oferecendo um conjunto de serviços de consultoria, acompanhamento, monitorização e formação.
- Proporcionar espaços de reflexão e de debate que estimulem o pensamento crítico e que contribuam para a produção de conhecimento científico em diferentes domínios da Educação.
- Criar a RIIO – Rede de Inquéritos e Indicadores ObservES para obter, com fiabilidade, informação estatística que permita o acesso ao conhecimento de situações atuais ou tendências de evolução sobre determinadas temáticas relacionadas com a Educação.
- Selecionar e disponibilizar informação pertinente encontrada nos diferentes meios de comunicação social sobre temáticas relacionadas com a Educação.
- Organizar e disponibilizar resultados de investigações e, simultaneamente, registar um conjunto de boas práticas que têm resultado dessas investigações.
- Apoiar a investigação através da disponibilização de bases de dados resultantes de projetos de investigação desenvolvidos no CIEP e provenientes da RIIO.
- Estabelecer parcerias com Observatórios de Educação municipais e intermunicipais e com centros de investigação de Institutos Politécnicos e Universidades do sul do país.